segunda-feira, 29 de junho de 2015

Acre fica entre os primeiros estados com maior número de homicídios por arma branca




Os estados do Amapá, Tocantins e Acre lideram o ranking das federações que mais totalizaram uso de objetos cortantes, perfurantes e pontiagudos usados para cometer homicídios no país. A constatação é do “Mapa da Violência de 2015” divulgado nessa semana em Brasília (DF) pela Faculdade Latino-América de Ciências Sociais.

No país, em média, 15,8% dos homicídios foram cometidos em 2013 com facas que são chamadas de armas brancas. O Rio de Janeiro é o estado onde menos se mata com armas brancas. O estado de São Paulo tem a sua proporção de 16,9 %.

Ainda abordando o quadro geral, o nosso país registrou 56,6 mil homicídios em 2013. Trazendo a nossa atenção a região norte, o Amapá teve a maior participação de arma branca no total de homicídios (46,6%), seguido pelo Tocantins (41,2%) e o Acre (32,8).

Também nessa semana, a Câmara dos Deputados desarquivou um projeto de Lei de 2004 que visa proibir o porte de armas brancas nas ruas. O texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis.

Vale lembrar que a lei penal hoje não criminaliza o porte de facas e outras armas brancas. Se alguém for surpreendido portando uma faca em local público, pode ser conduzido à delegacia de polícia, onde a autoridade policial determinará a elaboração de um termo circunstanciado e o acusado será liberado. Em sendo criminalizado o porte de arma branca, o tratamento será exatamente o mesmo.

Nenhum comentário: