sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

130 anos de Rio Branco




Praça da Revolução no Fim de tarde - Foto: Wanglézio Braga

Rio Branco é a capital do Estado do Acre. Conhecida como a princesinha do norte do Brasil ela está em festa. Nascida ás margens direita do Rio Acre pelo cearense Newtel Maia, que a chamou de Seringal Empresa, completa 139 anos nesta sexta-feira 28 de dezembro de 2012. 

Cortada pelo rio e divida por dois distritos, ainda tem muito que comemorar e melhorar. 

Em 1904, após anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de Vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre. 

Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. 

Em 1913 tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e em 1962, capital do estado.

Atualmente, para muitos viver é aqui é um privilégio, basta dar uma volta pelas ruas para se encantar com sua forte cultura, nas fachadas das casas á bandeira do estado pendurada no mastro. 

Os belos parques construídos nos bairros dão ar de cidade tropical, atrativo para os visitantes que chegam por aqui. 

Conhecer Rio Branco é se encantar com uma bela cidade da Amazônia, conhecer sua gente, sua história, seu folclore, o rico artesanato acreano, os pratos típicos e as saborosas frutas regionais. 

Rio Branco, parabéns!



Nenhum comentário: